Perguntas Frequentes

1-QUAL O PRAZO PARA ENCAMINHAR UM PROJETO DE PESQUISA PARA CEP?

O ideal é encaminhar o projeto de pesquisa aproximadamente dois meses antes da data que você pretende iniciar a coleta de dados.
Este tempo é necessário porque a CONEP determina que todos os projetos de pesquisas sejam discutidos e analisados em plenária para que possam ser aprovados.
Além disto, caso haja necessidade de alguma correção, você terá tempo suficiente para providência-lá.
As reuniões do CEP do HMMG acontecem uma vez ao mês, no primeiro dia útil da semana, ou seja, na segunda feira, da segunda semana de cada mês conforme cronograma.

2 - POR QUE SOU COBRADO COM UM PRAZO PARA A ENTREGA DAS CORREÇÕES (PENDÊNCIAS)?

Por que as pendências devem ser resolvidas o quanto antes, para que o Projeto seja aprovado no prazo máximo de dois meses. Se, após este período, as correções (pendências) não forem entregues e aprovadas, o projeto será considerado retirado. Caso você ainda tiver interesse na aprovação da sua pesquisa, deverá reapresentar o Projeto ao CEP, e para tal deverá começar do zero novamente.

3 - COMO EU FAÇO PARA ENVIAR UM PROJETO DE PESQUISA PARA O CEP DO HMMG?

Todo o projeto de pesquisa para ser enviado ao CEP do HMMG deverá ser inserido na Plataforma Brasil conforme passos descritos nas abas: projetos de pesquisa e fluxo de projetos de pesquisa no HMMG.
Antes destes passos, você deverá se cadastrar na plataforma Brasil, e na aba perfil deverá se vincular á Instituição Mário Gatti para que a CONEP no momento de atribuir o seu projeto de pesquisa o encaminhe ao CEP do HMMG.

4 - QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA UM PROJETO

Os documentos exigidos para encaminhar os Projetos de Pesquisa ao CEP-HMMG são: 1 – Folha de Rosto 2 – Projeto completo, 3-Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), no caso de crianças ou adolescentes ou incapazes temporários termo de assentimento, 4- Solicitação de dispensa do TCLE se for o caso, 5- Termo de Compromisso do pesquisador, 6 Carta de Anuência do gestor do local onde será realizada a coleta de dados, 7- Cronograma, 8– Orçamento/Financiamento.