Username:

Password:

Fargot Password? / Help

Unidades Assistenciais

Clique nos links abaixo para visualizar as divisões das Unidades Assitenciais:

Ambulatório de Especialidades

:: Coordenador: 
 Deolídia Divina Silva Benages

:: Gerente:  
Juliana Dias de Oliveira Roman

Contato: 
ambulatorio@hmmg.sp.gov.br

Estrutura Física:
20 consultórios
4 salas de Centro Cirúrgico
4 consultórios de Buco-maxilo
5 salas de curativo
1 expurgo
1 sala de reuniões multiuso
1 sala de coleta/ecg
1 sala de gesso
1 sala de Raios-X
1 sala de Serviço Social
2 Cantinhos da criança
1 Canto do Fuxico
1 Fraldário

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
Não há atendimento aos sábados, domingos e feriados.

Telefones para informações:
(019) 3772-5759 e 3772-5760

Especialidades Atendidas:

Clínicas: Clínica médica (ex-internados) / Cirurgia Cardíaca, Clínica da Dor, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Fisioterapia, Nefrologia, Neurologia.

Cirúrgicas: Buco-maxilo-facial, Cirurgia ambulatorial, Cirurgia Esôfago, estômago, Duodeno, Cirurgia Geral, Vias biliares, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Ortopedia, Proctologia e Urologia.

Pediátricas: Pediatria Alto Risco, Cardiologia, Ex- Internados, Gastropediatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Neurodesenvolvimento, Pneumologia.

Ambulatório Fênix: atende prematuros encaminhados da Maternidade de Campinas com equipe multidisciplinar composta por: Neuropediatra, Terapêuta ocupacional, Nutricionista, Enfermeira, Oftalmologista, Psicóloga e Assistente Social.

Acidente de Trabalho: atendimento aos acidentados do trabalho

Pequenas Cirurgias: em dermatologia, cirurgia plástica, urologia, cirurgia vascular e buco-maxilo.

Procedimentos: Coleta de exames laboratoriais, Curativos, Retirada de Pontos, Raio-X e Eletrocardiograma.

Informações Necessárias:

Missão

1. Continuidade de assistência a pacientes egressos do HMMG – enfermarias, PSA e PSI.

2.Prestar assistência especializada aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência Municipais.

3. Prestar assistência especializada aos funcionários encaminhados da Unidade de Saúde do Trabalhador.

4. Atendimento integral aos pacientes da ortopedia, oferecendo tratamento em fisioterapia e acupuntura.

Centro de Atenção Integral em Oncologia

:: Coordenadora: 
Patrícia Gama

:: Gerente:  
Elisandra Lara Leite

Contato: 
hmmg.oncologia@campinas.sp.gov.br

Estrutura:

05 Consultórios,

3 salas de espera,

sala de quimioterapia,

sala de radioterapia,

sala para stabilipan,

sala de curativos,

sala de exames.

Atividades:
Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica Cirurgia Cabeça e Pescoço, Radioterapia, Dor Oncológica Psicologia, Nutrição, Serviço Social.

O Centro de Atenção Integral em Oncologia é uma unidade de serviço do HMMG, que atende pacientes de Campinas e região portadores de câncer, na área de radioterapia, e a pacientes de Campinas, na área de Quimioterapia.

Visa o atendimento integral dos pacientes, tendo um serviço humanizado com suporte psicológico, social e nutricional, além de oferecer oficinas, grupos de fuxico, Lian Gong, cabeleireira, manicure, biblioteca, cantinho da criança e festas em datas comemorativas.

Estas ações visam melhorar a auto-estima dos pacientes e minimizar o tempo de espera nas dependências do Centro.

Centro Cirurgico

:: Coordenadora:
Ivani Genghini Nicolletti

Nº salas:

7 salas cirúrgicas;

1 sala anestésica com 9 leitos

Especialidades Cirurgicas:

Cirurgia Geral

Cir.Cabeça/pescoço

Buco-maxilo-facial

Cir. Oncológicas

Cirurgia Pediátrica

Cir.Plástica

Cirurgia Torácica

Cirurgia Vascular

Endoscopias

Neurocirurgia

Ortopedia

Urologia

Enfermaria Pediátrica

:: Coordenadora:
Maria Angélica Chiarinelli Nucci Pereira

:: Gerente:
Maria Andréia da Silva

Contato:
pediatria@hmmg.sp.gov.br

Nº de leitos:
25

Especialidade:
Pediatria e Cirurgia Pediátrica.

Outras Especialidades Cirúrgicas:
Ortopedia, Neurocirurgia, Buco Maxilo e Cirurgia Plástica.

A Enfermaria de Pediatria do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti possui uma equipe de profissionais que trabalha exclusivamente nesse setor. São enfermeiras, médicos pediatras, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, nutricionista e pedagogos. Uma das nossas diretrizes é que a criança e sua família sejam acompanhadas pela mesma equipe todos os dias, isto é, a criança enferma é cuidada pelos mesmos profissionais desde a sua entrada até a sua alta hospitalar. Nós cuidamos de crianças de 1 mês de vida até os 16 anos.

Nossa preocupação com a qualidade da estada das crianças no hospital fez com que criássemos um serviço de apoio educacional que é realizado durante a internação hospitalar, é a “Classe Hospitalar”. Os pedagogos que trabalham nesse serviço são professores da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o HMMG.

A Classe Hospitalar oferece duas atividades importantes: a continuidade das atividades escolares da criança internada e a brinquedoteca. Logo que a criança é internada, os pedagogos entram em contato com a escola da criança para avisar sobre o ocorrido. Quando ela permanece mais de 15 dias internada, os pedagogos dão a continuidade do ensino, fazendo com que não haja interrupção de sua educação escolar.

A outra atividade, a Brinquedoteca, é uma atividade lúdica orientada, isto é, uma brincadeira orientada com a finalidade de haver aprendizado e desenvolvimento com o brincar. O “brincar” é considerado fator importante na recuperação do nosso pequeno doente.

Além disso, na enfermaria de pediatria a mãe ou o pai podem acompanhar o tratamento do seu filho permanecendo no hospital por tempo integral. A nossa equipe oferece uma atividade de apoio à família chamada de “Grupo Educativo”. Essa atividade é voltada para os interesses dos pais ou outro acompanhante. São apresentados e debatidos temas de interesses, como por exemplo: nutrição, higiene, normas e rotinas do serviço, vacinação, e outros quando solicitados pelos pais.

Nosso trabalho tem como objetivo oferecer a todas as crianças que chegam ao nosso Hospital um cuidado humano e de qualidade.

Enfermaria Ortopédica e Neurológica

:: Coordenador: 
Sérgio Marcolino Rosa

:: Gerente da Neurologia:
Bruna Seixas F.de Oliveira  

:: Gerente da Ortopedia:
Bruna Seixas F.de Oliveira

Contato:
neuroortop@hmmg.sp.gov.br

Nº De leitos:

21 de Neurologia e neurocirurgia

21 de Ortopedia

Especialidade: Neurologia (Clínica e Cirúrgica), Ortopedia

Somos uma equipe multidisciplinar formados por médicos, fisioterapeutas, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Nossa equipe se reúne semanalmente para discutir casos dos nossos pacientes. Após a reunião, a equipe passa visita em todas as enfermarias para avaliação da evolução dos pacientes, lembrando que nossa assistência é integral nas 24 horas.

Enfermaria de  Cirurgia Geral e Especialidades

:: Coordenador Eixo Cirúrgico: 
José Francisco de S. Chagas

:: Gerente:
Camila de Paiva Bueno

Contato:
jose.chagas@hmmg.sp.gov.br
 

Leitos:

:: 44 leitos cirúrgicos (cirurgia geral, urologia, vascular, plástica, buco-maxilo-facial, cabeça-pescoço).

Atribuições

Receber internações da Cirurgia Geral, do Sistema Digestivo, Oncologia, Cabeça e Pescoço, Tórax, das Especialidades Cirúrgicas, Vascular, Plástica, Urologia e Buco-Maxilo, oriundos do Pronto-Socorro (urgência e emergência) e Eletivas agendadas e programadas no Atendimento Ambulatorial, provenientes dos Centros de Saúde (sistema on-line) dar assistência no pré-operatório e pós-operatório, com a equipe multiprofissional. Após alta, encaminhar para o ambulatório, Paidéia ou outros.

Produtos

As internações: cirurgias por lesões traumáticas (ferimento por arma de fogo, arma branca, traumas abertos ou fechados, vasculares, facial, urológico, e reparação plástica), apendicectomias e outros .

As cirurgias eletivas agendadas pelo ambulatório de especialidades podem ser por neoplasias, herniorrafias, hemorroidectomias, colecistectomias, prostatectomia e outras.

Enfermaria de Clínica Médica

:: Coordenador:
Alexandre Ricardo Canelli

:: Gerente:  
Jaqueline Brena

Contato:
Jaquelinebrena@hmmg.sp.gov.br

Nº de leitos: 33, sendo 01 de isolamento

A Unidade de Clínica Médica atende pacientes para tratamento ou exames para esclarecimento de diagnóstico que se incluem num grupo de patologias nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia, Oncologia, moléstias infecto-contagiosas e outras.

As ações da equipe multiprofissional estão direcionadas a uma prática assistencial que requer um plano capaz de orientar na prestação do cuidado integral do paciente. O objetivo é a integração harmoniosa entre o biopsicosocial e o espiritual do ser humano.

Pronto Socorro Adulto

Equipe Gerencial:

:: Coordenador: 
Fabio Giovanetti Morano

:: Gerentes:
Roselena Pechoto de Oliveira

Contato:
psamariogatti@yahoo.com.br

O Pronto-Socorro Adulto do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti é uma unidade especializada em urgência e emergência, atendendo situações complexas como enfartes, vítimas de violência por arma de fogo e arma branca, vítimas de acidentes de trânsito, queimaduras e outros acidentes graves.

Atende em média 500 pacientes/dia, e se constitui hoje no principal setor de atendimento de Urgência e Emergência da cidade de Campinas, com uma longa experiência e tradição no atendimento ao trauma. Conta com uma equipe de 10 médicos plantonistas emergencistas e 02 ortopedistas.

Para retaguarda aos plantonista, o Pronto-Socorro conta com uma equipe completa em plantão a distância nas mais diversas especialidades médicas e odontológicas, entre elas: neurocirurgia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia buco-maxilo-facial, além de 16 leitos de UTI no próprio hospital.


Setor de Emergência

Emergência: composta pelas seguintes áreas

Área Vermelha: área destinada ao primeiro atendimento dos pacientes graves com objetivo de afastar o risco imediato de vida, realização de exames diagnósticos e posterior encaminhamento para tratamento clínico, cirúrgico, observação ou alta.

:: Capacidade de atendimento: 05 pacientes

Área Amarela: após o primeiro atendimento na sala vermelha o paciente crítico que necessita de cuidados intensivos ficará nesta área até o seu encaminhamento para outra unidade de internação

:: Capacidade: 11 leitos mistos

Área Verde: área destinada à permanência de pacientes não críticos, para observação ou internação clínica ou cirúrgica.

:: Capacidade: 10 leitos masculinos, 08 leitos femininos, 01 isolamento

:: Sala de sutura e pequenos procedimentos: área destinada à sutura de ferimentos, curativos, drenagem de abscessos, etc.

Pronto Atendimento

Área Azul: área destinada a consultas simples:

O atendimento nesta área é feito de acordo com a seguinte classificação de risco:

Pacientes classificados como Vermelhos: atendimento imediato devendo o paciente ser imediatamente encaminhado para a emergência. Ex: queda de andaime, suspeita de enfarte, convulsões, acidentes, etc

Pacientes classificados como Amarelos: consulta imediata pelo médico. Ex: cólica renal, pressão alta, diabetes, dor no peito, pressão baixa, etc

Pacientes classificados como Verdes: idosos, gestantes, deficientes físicos, doadores de sangue, pacientes escoltados,etc

Pacientes classificados como Azuis: atendimento por ordem de chegada, após o atendimento dos pacientes acima descritos. Ex: gripe, resfriado, dor de cabeça, amigdalite, infecção urinária, dor abdominal, doenças venéreas, doenças de pele, etc. O tempo de espera varia de acordo com o número de emergências a serem atendidas e o número de consultas a serem realizadas em determinado período, podendo variar de 01 a 04 horas em média.

Ortopedia: os pacientes com problemas ortopédicos são encaminhados diretamente para a ortopedia.

Capacidade do Pronto Atendimento:

:: 06 consultórios médicos

:: 01 consultório de Ortopedia

:: 01 consultório de Classificação de Risco

Pronto Socorro Infantil

:: Coordenador:  Andréa L. T. de Paiva

:: Gerente: Cassiana Kelly S. Pereira Lima

Contato: psigatti@bol.com.br

Nº de Leitos:

08 leitos de observação

05 consultórios

Média de Atendimentos: 250 Consultas/dia

Plantão Diurno:

5 médicos

1 Enfermeira

6 Auxiliares de enfermagem

2 Recepcionistas

Plantão Noturno:

4 Médicos

1 Enfermeira

Aux. de Enfermagem

1 Recepcionista

O serviço de Pronto-Socorro Infantil funciona 24 horas, prestando assistência de pronto atendimento e de urgência e emergência a crianças de 0 até 16 anos, moradores de Campinas e região. Conta com retaguarda diagnóstica 24 horas e plantão à distância de todas as especialidades médicas pediátricas, e retaguarda ambulatorial para seguimento dos pacientes que necessitem de acompanhamento especializado.

UTI Adulto

:: Cordenador: 
Marcus Vinícius Pereira

:: Gerente: 
Marina Akemi Higo

Contato:
utiadultohmmg@yahoo.com.br

Nº de Leitos: 16

Atendimento Humanizado

Orientações às famílias pelo Serviço Social da UTI; trabalho de grupo com as famílias e o Serviço Social da UTI; área separada para pacientes com perfil cardiológico (UCO) e área própria para cirurgias eletivas.

Horário de visita: 16:30 às 17:00 (2 pessoas) / 20:00 às 20:30 ( 2 pessoas)

Informações

Via boletim com Serviço Social - Ramal 5744 – Após 11:00; direto com médicos ao final da visita da tarde, folder informativo distribuído pelo Serviço Social.

Pesquisa de satisfação do usuário mensal

Apoio matricial ao Sistema Nacional de Transplantes

UTI Pediatrica

:: Coordenadora:
Maria Angélica Chiarinelli Nucci Pereira

:: Gerente:
Maria Andréia da Silva

Contato:
pediatria@hmmg.sp.gov.br

Nº de Leitos: 10

Especialidade: Intensivistas Pediátricos

A UTI pediátrica oferece tratamento intensivo a pacientes de 1 mês a 16 anos. Possui uma equipe de profissionais que trabalham exclusivamente nesse setor. Juntos realizamos um cuidado integral para a criança gravemente enferma. Os profissionais envolvidos no cuidado são: enfermeiras, médicas intensivistas pediátricos, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, nutricionista e pedagogos. Uma das nossas diretrizes é que a criança e sua família sejam acompanhadas pela mesma equipe todos os dias, isto é, a criança enferma é cuidada pelos mesmos profissionais desde a sua entrada até a sua alta hospitalar. Nossa preocupação com a qualidade do atendimento das crianças gravemente enfermas no hospital fez com que criássemos um serviço de alta tecnologia em equipamentos e terapêutica, associado a um cuidado mais humanizado.

Na UTI pediátrica, a mãe ou o pai podem acompanhar o tratamento do seu filho permanecendo no hospital por longos períodos durante o dia. Os horários de visita são mais ampliados. A nossa equipe multiprofissional oferece uma atividade de apoio à família durante a internação chamada de “Grupo Educativo”. Essa atividade é voltada para os interesses dos pais ou outro acompanhante. São apresentados e debatidos temas de interesse como por exemplo: nutrição, higiene, normas e rotinas do serviço, vacinação, etc. e outros quando solicitados pelos pais.

Nosso trabalho na uti pediátrica tem como objetivo oferecer a todas as crianças um cuidado humano e de qualidade.

Serviço de Atendimento Domiciliar

:: Coordenadora: 
Elvira Maria Figueiredo dos Santos

Contatos:
saude.said@campinas.sp.gov.br

Especialidades em atendimento: Clínica Médica, Ortopedia, Clínica Cirúrgica, Neurologia e outras.

O SAD presta assistência a pacientes acamados, dependentes de cuidados de equipe multiprofissional, residentes na região Sul da cidade de Campinas. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e assistente social. Além de procedimentos realizados no domicílio, conforme a necessidade de cada paciente existe uma preocupação relacionada aos cuidadores, onde além do suporte específico, são feitas reuniões mensais com os mesmos. Hoje é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Campinas um manual destinado aos cuidadores, tanto de pacientes idosos como acamados.